Wednesday, July 2, 2008

A Copa Panamericana de Futebol de 2011

Porra! Acompanhar a UEFA Euro 2008 e depois lembrar da última Copa América, que só teve graça por causa daquela amarelada monumental da Argentina frente aquele time sem futuro de Dunga, é sacanagem. Os estádios europeus são do caralho, a organização beira a perfeição. Até o futebol é infinitamente superior ao futebol jogado na Copa América. Dei uma olhada no ranking da FIFA há uns dias atrás e vi que depois de Argentina e Brasil, a mais bem colocada seleção é o México que está na posição 18. Comecei a refletir se a Copa América (e nunca assisti a uma Concacaf que o Brasil não tivesse jogando, mas tenho certeza de que é uma merda!) é uma merda porque as seleções são uma merda (vamos lembrar que o Brasil já mandou um time C pra jogar uma), ou se as seleções são uma merda porque a Copa América é uma merda. A despeito de não conseguir definir a causa e a conseqüência do problema, o fato é que tudo é uma merda! Mas como todo bom analista de tudo, além de identificar o problema, eu apresento soluções adequadas para resolvê-lo. Pois bem, eis minha sugestão. A Conmebol e a Concacaf devem se juntar pra organizar um torneio decente nos moldes da UEFA Euro. A América tem 35 países independentes (acabei de ver na Wikepedia). Desses, 12 têm seu futebol associado à Conmebol. Até onde eu imagino, os outros 23 são associados à Concacaf. Dá muito bem pra fazer uma Copa Pan-americana com 16 seleções. Assim, por critérios baseados no ranqueamento, garantir-se-iam 7 vagas para a Conmebol, 5 para a Concacaf (pois por esses mesmos critérios as seleções sul-americanas estão bem a frente) e as outras 4 vagas seriam preenchidas pelos times vencedores em um torneio eliminatório. Pronto! Por mais óbvio que seja, eu duvido que essa receita não funcione. Ah, o torneio deveria ser disputado de 4 em 4 anos, começando no ano imediatamente posterior à Copa do Mundo. Ah, e eu ainda sugiro que o primeiro seja realizado nos Estados Unidos. Por que? Ora, o dinheiro está lá e o futebol é negócio também. Além do mais acho que até dá pra aproveitar algo da estrutura da Copa de 94. E também seria um belo impulso.

1 comment:

Mestre Karin said...

Algumas correções:
1º - embora sejam 35 países independentes no continente americano, alguns territórios são filiados à Concacaf (ex: Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Virgens Americanas...) o que dá um total de 40 associados à entidade.
2º A Conmebol tem 10 associados e não 12, visto que Guiana, Guiana Francesa e Suriname são filiados à Concacaf.

Gostei da sua idéia e creio que algo parecido já esteja em pauta.

Fonte:

http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,,OI4720093-EI1832,00-Por+Copa+America+Concacaf+pede+unificacao+a+Conmebol.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Confedera%C3%A7%C3%A3o_de_Futebol_da_Am%C3%A9rica_do_Norte,_Central_e_Caribe